HISTÓRIA


  1. Breve histórico da unidade escolar

O Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura iniciou suas atividades no ano de 1985, nas dependências da Escola Polivalente de Livramento, época em que o Prefeito Municipal era o Senhor Ulisses Cambuí Lima. Naquele ano tínhamos apenas um Colégio de Ensino médio na cidade que não era totalmente público. O nome desse educandário foi em homenagem a um baiano, que na época era Secretario da Educação do Estado da Bahia. Ele muito se destacou e destaca na história da Bahia. Edivaldo Machado Boaventura, natural de Feira de Santana, é Bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, doutor em direito e Mestre de Educação, P.h.D pela The Pennsylvania State university, docente em Economia Política, Professor da faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia  e da Universidade de Salvador. Foi Juiz do Trabalho, Conselheiro Estadual de Educação, Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), diretor geral do Jornal a Tarde, escritor, membro da Academia de Letras de Feira de Santana. Foi Secretário de educação em duas gestões; 1970-1971/1983-1987.
O colégio está situado à Rua Tancredo Neves, nº 10, telefone (77)3444-2705 e 3444-1963. Foi criado pela Portaria nº 7917, de 05 de setembro de 1985, publicada no Diário Oficial da mesma data, autorizado pela Resolução CEE nº 080/88, através do parecer 441/88. Começou suas atividades somente com o curso de Habilitação para o Magistério em salas cedidas na Escola Polivalente de Livramento. Em 1997 foi implantado o curso de Formação Geral, não profissionalizante que, em 1999 recebeu o nome de Novo Ensino Médio, após ter sofrido reformas estruturais e curriculares. Em 2001 foi criado o Curso Normal para formação de professores, com duração de quatro anos que paulatinamente foi substituindo o Curso de Habilitação para o Magistério, que se extinguiu em 2006.
Já se passaram por suas dependências muitos estudantes, que hoje trabalham em varias atividades em todos os lugares do país, muitos professores e quatro diretores: Artur Mathias, Cecilia Azevedo, Maria Teresinha Meira Lima e Florisbela Aguiar Pessoa. Hoje passados  25 anos,  funciona apenas com o curso de nível médio. O Ensino Médio Regular que prepara o estudante para a vida e estudos posteriores.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.VEM AÍ 20 DE NOVEMBRO.

Prestigie. Desfile alegórico na avenida Presidente Vargas, a partir das 16 horas.