PROJETOS EXECUTADOS




BOAVENTURA COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Depois de fazer extensa pesquisa durante toda semana os estudantes do CEEMB comemoraram o dia da consciência negra dedicado a Zumbi dos Palmares, grande gurrreiro que lutou até a morte para proteger e libertar seus irmãos da escravidão. No dia 17 de novembro o Colégio Estadual ‘’Edivaldo Machado Boaventura’’, brindou o dia da consciência negra com uma belíssima comemoração e homenagens. Na oportunidade foram apresentadas: o histórico da chegada dos negros ao Brasil, dificuldades, sua cultura,  principais personalidade negras no mundo, no Brasil e em Livramento, poesias ,cantos e toda a cultura afro através de músicas,  danças, comidas, artesanato e muito mais.
        Foram expostos além de cartazes, vídeos sobre a situação dos negros nos dias atuais com uma belíssima exposição oral do palestrante Cidelmo Santos, pedagogo, que veio de Guanambi, em noite anterior,  para enriquecer nosso evento.
        Diante da repercussão na cidade, algumas escolas como a Escola Municipal D. Pedro II e o e Humberto Leal solicitaram que levassem as apresentações para uma demonstração de todo o talento artístico dos alunos do C.E.E.M.B.
        Queremos lembrar a todos que domingo, dia 20, na passarela da Avenida Presidente Vargas, a partir das 16 horas, iremos realizar um desfile alegórico mostrando um pouco de história e a importância de  se conhecer e valorizar a cultura afro da qual herdamos  muitas coisas .
        Não temos o melhor nem o pior IDEB do Brasil, mas nos orgulhamos de sermos uma escola inclusiva onde o mais importante é o estudante. É assim que se faz uma educação em que todos, mediante seus talentos, são valorizados e reconhecidos como construtores de uma nova sociedade.



















COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA




PROJETO


RELEMBRANDO OS RITMOS E AS MÚSÍCAS DE CARNAVAL




FEVEREIRO/2011



RELEMBRANDO OS RITMOS E AS MÚSÍCAS DE CARNAVAL
“Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar”.
Chiquinha Gonzaga
O carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil e é difícil uma cidade me que não se comemora. Originou-se na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola




APRESENTAÇÃO

 Nos anos 1970 e 1980 o carnaval em Livramento era uma festa onde a cidade recebia muita gente. Vinha gente de todas as cidades da região, era uma festa pacifica, e o desfile rodava toda cidade, do primeiro gole a praça da igreja matriz.  Aconteciam bailes todas as noites na Associação dos Amigos de Livramento e no Clube de Campo Caiçara, bailes de gala, a fantasia para os sócios, e quem não era sócio pulava atrás do trio nas ruas, as bandas de música muita gente usavam caretas e muitas outras fantasias. Mas tudo se acabou.
Sendo assim no dia 03 de março os estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, relembrarão nas dependências da unidade escolar um pouco dos ritmos do carnaval brasileiro. Apresentarão a história do carnaval destacando a história do FREVO, do SAMBA, do AFOXÉ, do MARACATU, das MARCHINHAS de carnavais antigos e outras. A idéia é sair com um mini trio na sexta-feira pelas ruas da cidade, relembrando as músicas e as danças que aconteciam durante os festejos.
Toda a escola deverá estar envolvida, especialmente os estudantes de todas as séries que são o alvo e atores principais do evento.
Espera-se que essa atividade seja bem apresentada e traga um pouco da história do carnaval do passado e do presente.







REFERENCIAS
NOVA ESCOLA. Gestão Escolar. Dezembro 2010/janeiro 2011. Ano II – nº 11. Editora Abril, 2011.
MURAMOTO, Helenice M. S. Supervisão Escolar - Para que te quero?São Paulo: Iglu,1991.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino -Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma Passos A.(org).Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível.Campinas: Papirus,1995.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos – Etapas, Papéis e Atores.SP: Erica, 2005.


VEJAM AS FOTOS DO EVENTO OCORRIDO EM FEVEREIRO 2011




 




ÁGUA
O MAIOR BEM DA TERRA ESTA ACABANDO
COMO SERÁ NOSSO FUTURO.

Sou cristalina e fresca, salgada e doce.
Todos dependem de mim;
Sou Vida.
Justificativa
Em alguns países a poluição esta contaminando as fontes naturais de água potável. Segundo a revista Despertai 01/2009,todos os anos,cerca de 2 milhões de pessoas morrem por causa de água contaminada e condições precárias de saneamento, e 90% das vitimas são crianças. A verdade é que a crise da água e do saneamento básico afeta severamente mais de um terço da população mundial. O problema é grave principalmente na África onde 6 de cada 10 pessoas não tem nem sequer banheiro apropriado - um fato que, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, favorece “ a contaminação de fontes de água, de alimentos e do solo por bactérias, vírus e parasitas encontrados em excrementos humanos”.
A água tem sido chamada de ouro líquido, o petróleo do século 21. Mesmo assim, as nações estão desperdiçando esse precioso bem de tal maneira que não sobra quase nada em seus principais rios para escoar no mar.
Em nossa região, não é diferente. Em Livramento temos dois rios: Rio Brumado e Rio Taquari, que em anos atrás passavam fluentemente por baixo da ponte da cidade de Dom Basilio, hoje nem chegam lá. Suas águas têm sido subtraídas por bombas enormes que são armazenadas em tanques particulares para irrigação e o restante evapora-se naturalmente.
A água que bebemos não é boa, ela vem do pé da cachoeira, e é captada depois de receber esgoto da cidade de Rio de Contas, tem um sabor ruim, devido ao alto índice de produtos químicos para descontaminá-la. Antigamente a água era doce e a melhor da região, hoje deixa muito a desejar.
Temos uma barragem em rio de Contas que foi construída exclusivamente para consumo humano e servir aos agricultores da cidade de Livramento, mas hoje serve também, aos agricultores de Dom Basílio, Sendo assim, houve um aumento de usuários  em mais de 500%, provocando uma evasão muito rápida da água ali armazenada. Vemos também, um gasto indiscriminado: na agricultura, nas residências, nas lojas, construções, postos de lavagens de automoveis e outros.
A barragem Luiz Vieira foi construída para armazenar cerca de 105 mihões de metros cúbicos hoje está com cerca de 25 milhões, e está secando. Senão chover o suficiente para aumentar a quantidade d’água, nossa região passará por uma crise sem controle. Diante de todos esses problemas, é preciso sensibilizar a comunidade, começando pela escola.
Não podemos fechar os olhos ao futuro que poderá ser catastrófico. Todos precisam abri-los e não pensar como muitos talvez pensem e digam: “ISSO JAMAIS ACONTECERÁ EM NOSSA CIDADE, DEUS É GRANDE.”
Deus nos deu água limpa, quem sujou?
Deus nos deu as matas, quem desmatou?
Deus nos deu a inteligência, quem sabe usá-la?
Vamos usar nossa inteligência para salvar a nós, nossos descendentes e aos outros.
“SE ACABAR A ÁGUA, ACABA A VIDA”
Provérbio do Uzbequistão
  1. OBJETIVOS GERAIS

· Sensibilizar a comunidade em geral quanto a proteção do meio ambiente para a preservação da água em nossa região e no planeta;

· Reconhecer a importância e utilidade da água na vida de todos os seres vivos e na manutenção do homem no campo;

· Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos;

· Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental, de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequada;

· Elaborar documento onde todos da comunidade escolar assinarão, com os resultados das pesquisas para apresentação ao Secretario do meio ambiente municipal, a promotoria pública e outros órgãos competentes.

  1. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

- BIOLOGIA, QUIMICA, FISICA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LINGUA PORTUGUESA E ARTES.

  1. APRESENTAÇÃO

Data: 28/03/2011 (terça-feira)

Séries: 1ª a 3ª séries do Ensino Médio dos três turnos.

Horário: 9 h 30, 15 h 30 e 21:00 h.

Local: Pátio do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura.

Dia 29/03/2011 – A PARTIR DAS 8 horas da manhã - PASSEATA PELAS PRINCIPAIS RUAS COM FAIXAS, CARTAZES, CARRO DE SOM E FANFARRA.






DESFILE NAS RUAS DA CIDADE




FEIRA DAS NAÇÕES





















DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.VEM AÍ 20 DE NOVEMBRO.

Prestigie. Desfile alegórico na avenida Presidente Vargas, a partir das 16 horas.