PROJETOS

COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA




PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
 2011

Livramento de Nossa Senhora - Bahia






PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - 2011



COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA
Telefones(77) 3444.2705 e 3444.1963

DIREC - 19

NÍVEL DE ENSINO: 1º,2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO



Endereço: Rua Tancredo Neves, 10
Cidade: Livramento de Nossa Senhora – Bahia
CEP: 46.140.000



DIRETOR: JOSÉ MARIA DE JESUS
VICE-DIRETOR: ANTÔNIO CARLOS DA CONCEIÇÃO
VICE-DIRETORA: MARIA APARECIDA S. M. ROCHA
SECRETARIO: PEDRO CAMBUI LIMA







Livramento de Nossa Senhora-Bahia
Fevereiro-2011



COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - 2011



  1. Apresentação


O Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, exclusivo para estudantes do ensino médio, vem passando por muitas transformações nos últimos anos e está se tornando uma Unidade Escolar que se esforça para acompanhar as mudanças educacionais que o mundo moderno exige. O atual gestor, foi nomeado no inicio de 2009, por conta da 1ª eleição para gestores que aconteceu em todo estado da Bahia. É uma escola situada no centro da cidade, que precisa de uma reforma na sua estrutura física, construção de salas para laboratórios, conserto da quadra esporte, e principalmente no telhado que está muito velho, e quando chove parece que estamos quase sem cobertura. Os estudantes na sua maioria são da zona rural, são esforçados, muitos são trabalhadores e de baixa renda. Tem-se muitos equipamentos tecnológicos: DVds pedagógicos e em cada sala há um aparelho de Tv pen drive; sala de informática ligada a internet e  outros recursos como: livros diversos que servem para ajudar na melhoria do ensino e na aprendizagem dos estudantes. Os professores na sua maioria já possuem licenciatura plena e possuem uma vasta experiência no ensino, apenas quatro são novos e de contratos temporários. Os funcionários de apoio, mais de 80% são temporários ou fazem parte de parceria entre Prefeitura Municipal e Estado.  

  1. Justificativa
                        Todo Projeto Político Pedagógico indica o rumo que a escola deve percorrer, para tomada de decisões educacionais pelos agentes escolares que o concebem, planejando, executando e avaliando sempre, tendo por base a organização do trabalho escolar de forma integral. É, portanto, um instrumento teórico – metodológico que a escola elabora de forma coletiva com a participação da comunidade escolar, para direcionar um caminho que remeterá à realização da melhor maneira possível, definir a identidade da escola para ensinar com qualidade  sendo essa a função educativa. Sendo assim, nenhuma Unidade Escolar, poderá ser bem sucedida em seu planejamento e projetos se não tiver um documento que o guie para que ocorra o cumprimento pleno dos objetivos propostos não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e família.
O Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, sendo exclusivo do 2º grau tem executado muitas atividades educacionais, sendo elas muitas vezes baseadas no PPP que não atende as demandas e as novas formas de gestão que a educação atual exige, por isso houve necessidade de reelaborá-lo para que o CEEMB não ministre suas aulas de forma arcaica.
Quando se fala em projeto, entende-se que seja algo que se pretende executar no futuro, onde reúne propostas de ações concretas que serão executadas por determinado período de tempo. Qualquer projeto educacional, não poderá ser executado apenas com a participação de uma única pessoa – gestor - mas  com apoio de todos os segmentos da comunidade escolar.
O Boaventura está situado na sede da cidade, mas as maiorias de seus estudantes advêm da periferia e da zona rural, e é preciso que todo seu currículo possa ser elaborado para atender a todos.
Temos presenciado ao final de todos os anos, que mais de 85% dos estudantes aprovados obtém apenas a média mínima para aprovação cinco (5,0), porque ao longo do ano letivo não levam a sério os estudos, se preocupando apenas em passar de ano, e nunca com aprendizagem significativa. Com esse projeto pretende-se mudar essa cultura sugerindo atividades, que deverão ser aplicadas, e que continue aprovando, mas com aprovação baseada em conhecimento adquirido e com médias maiores.
“Um aluno não deve ser aprovado sem desempenho. Não podemos nivelar por baixo ou reduzir exigências formais para camuflar baixos desempenhos ou escamoteá-los. Um professor tem que se aprovar bem, bem aprovado seus alunos e não se promover com promoções automáticas deles. Por exemplo, todos os alunos precisam aprender bem matemática, sem qualquer sombra de dúvidas, não podemos passar em matemática” (Rabelo, 1998:75).
Com esse projeto também, pretende-se resgatar a auto-estima dos estudantes que se encontram baixas devido a falta de expectativa e recursos financeiros para estudos posteriores. 

RESGATE DO ATO DE LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS E DO TRABALHO EDUCATIVO MINISTRADO NO BOAVENTURA
Fevereiro/2011
AÇÕES DO COMPROMISSO DE GESTÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CEEMB
ESTRATÉGIAS
01- ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM;
02- CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO DE AÇÃO;
03- IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM OBJETIVO DE CUMPRIR O COMPROMISSO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PELA UNIDADE ESCOLAR;
04- AUTO-AVALIAÇÃO DO PROFESSOR, GESTOR E ESTUDANTES PARA VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM AO FINAL DE CADA BIMESTRE;
05- CADERNETAS ORGANIZADAS, TUDO REGISTRADO.
AÇÕES
01. FOCO DA ESCOLA DEVE SER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA APROVAÇÃO COM MÉRITO;
02. ENSINO APRENDIZAGEM DE QUALIDADE COM MAIS EMPENHO DE TODOS NO USO DOS LIVROS E MATERIAL PEDAGÓGICO DISPONÍVEL;
03. CONHECER O MATERIAL EM MIDIAS QUE A ESCOLA POSSUI PARA SEREM UTILIZADO NAS AULAS;
04. SER PACIENTE REGISTRANDO AS OCORRÊNCIAS EM SALA DE AULA PRINCIPALMENTE A AUSÊNCIA DOS ESTUDANTES;
05. PREPARAR ESTUDANTES PARA SE DAREM BEM NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: OBMEP, ENEM, PISA, OUTRAS;
06. ELABORAR DIAGNÓSTICO DO PROGRESSO DO ALUNO;
07. PROFESSORES COM UM RUMO CERTO PARA ATINGIR OBJETIVOS;
08.  PROFESSOR COM PLANOS ANUAIS DE CURSO, DIVIDIDOS EM UNIDADES CUMPRINDO O QUE FOI PLANEJADO;
09. RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES;
10. IDENTIFICAR ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PARA PARTICIPAR DO PROJETO POLÍTICA DE GARANTIA DO PERCURSO EDUCATIVO;
11. INCENTIVAR ESTUDANTES A NÃO FALTAR AS AULAS, CUMPRIR AS ATIVIDADES PARA CASA, ESTUDAR SEMPRE, COMPARECER AS AULAS TODOS OS DIAS;
12. ELABORAR RELAÇÃO DE ALUNOS INFREQUENTES PARA QUE SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS PELOS GESTORES;
13. PROFESSORES DEVEM REGISTRAR NOTAS NAS CADERNETAS ATÉ 10 DIAS APÓS FINAL DA UNIDADE ( BIMESTRE);
14. REDUÇÃO DA TAXA DE EVASÃO NO NOTURNO EM MENOS DE 20%;
15. REDUÇÃO DA FALTA DE PROFESSORES A MENOS DE 5%;
16. REGISTRO NAS CADERNETAS DOS PROFESSORES INFREQUENTES/ FALTOSOS;
17. ADEQUAÇÃO DO CURRICULO DO ENSINO MÉDIO PARA O ESTUDANTE TRABALHADOR ( NOTURNO);
18. PARTICIPAÇÃO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR EM PROJETOS ESCOLARES, MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAIS E OUTROS;
19. PROMOÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CAMPANHAS QUE FAZEM INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE;
20. SELEÇÕES DE REDAÇÕES PARA O PROJETO OLIMPIADA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OUTROS;
21. PARTICIPAÇÕES EM CONCURSOS:
21.1.  TAL;
21.2.  FACE;
21.3.  AVE;
21.4.  OUTROS.
22. PROJETO SEMANA DA ÁGUA, GINCANAS DAS EXATAS, DA LITERATURA BRASILEIRA, DE POESIAS, ETC;
23. CUMPRIMENTO DAS DETERMINAÇÕES DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.


"A equipe tem de perceber que o gestor é o articulador de demandas e soluções para a aprendizagem dos alunos. E que é essa a função social primordial de toda escola."

AVALIAÇÃO

Avaliar, assim como ensinar, é um ato político e para que seja adequadamente político, precisa se instrumentalizar no conhecimento.
Um processo de avaliação deve se preocupar tanto com o aspecto técno-formal quanto com o político do processo educativo. O objetivo maior deve ser o bom desempenho do aluno. Se ele não aprender com boa qualidade formal e também política, este desempenho é questionável. Um aluno deve aprender o melhor possível a reconstruir conhecimentos em seu sentido formal, como também deve tornar-se cidadão critico, participativo e responsável politicamente. Senão para que ir a escola.
A avaliação do PPP dar-se-á através de reunião para se fazer uma leitura e reflexão bimestral sobre a articulação de ações. Promoção de debate de perspectivas e realidades, para eventuais alterações. Após discussões e reflexões deve-se fazer registro de alterações comportamentais na escola, nos estudantes nas famílias e na comunidade, relacionadas com aplicação das ações do PPP.
Finalmente elaborar relatório sobre a evolução do projeto para que se façam os ajustes necessários através de emendas, quando necessário.



JUVENTUDE EM AÇÃO
Construindo a Agenda 21 na Escola


Nos últimos dias 9,10 e 11 de novembro, estiveram na cidade de Ibotirama oe estudantes Alex Neves, Fernanda, a Professora Cida Moreira e o Diretor José Maria de Jesus para participar da formação de multiplicadores para construção da Agenda 21 na Escola.













 
 






DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.VEM AÍ 20 DE NOVEMBRO.

Prestigie. Desfile alegórico na avenida Presidente Vargas, a partir das 16 horas.